Bia Barbosa toma posse no Conselho de Comunicação Social do Congresso
A integrante do DiraCom é uma das representantes da sociedade civil no Conselho de Comunicação Social (CCS), órgão consultivo do Congresso Nacional. Posse aconteceu no dia 5 de junho.
O CCS, previsto na nossa Constituição, é hoje o único espaço do Estado brasileiro voltado ao debate da comunicação que tem participação social. Trata-se de um conselho tripartite, com representação de categorias de trabalhadores/as do setor, das empresas de comunicação e da sociedade civil.
O CCS tem como principal atribuição fornecer subsídios e recomendações aos parlamentares sobre projetos de lei em discussão no parlamento, além de realizar audiências públicas para promover debates estratégicos sobre as comunicações no Brasil.
Bia foi indicada pela sociedade civil em 2018 pelo trabalho de acompanhamento que realiza do Congresso, defendendo os direitos dos cidadãos e cidadãs neste campo. A eleição, entretanto, aconteceu apenas em 2020 e a posse, este mês, porque o CCS ficou sem funcionar durante toda a pandemia.
A partir de agora, trabalharemos muito para que o Conselho possa atuar de maneira permanente na sua função de contribuir para a aprovação de leis que venham garantir o direito à comunicação da nossa população, em toda a sua diversidade; democratizar o cenário midiático brasileiro; avançar na regulação das plataformas digitais; valorizar e proteger jornalistas e comunicadores populares. Vamos à luta!