Manifesto
Carta de lançamento do DiraCom: "A reconstrução do Brasil depende de comunicações e Internet democráticas, justas e garantidoras de direitos"
O DiraCom – Direito à Comunicação e Democracia é uma organização que, desde 2022, reúne ativistas, militantes, pesquisadores e profissionais experientes. Atuamos com vista à defesa e promoção de direitos, assim como no combate a desigualdades, injustiças e opressões históricas que marcam a sociedade, os meios de comunicação e os serviços baseados em tecnologias digitais.
Com integrantes distribuídos por diferentes locais do país, o DiraCom compreende que o Brasil não completou o básico de sua agenda democrática para as comunicações e defende ser esta uma tarefa fundamental para a garantia dos direitos da população. O desafio, porém, tem se ampliado nos últimos anos, com o crescimento do papel da digitalização e da mediação das relações sociais pelas plataformas digitais.
Tendo em vista a comunicação como direito e as atividades relacionadas com o tema, o DiraCom funciona como foco ativo de avaliação de problemas e se movimenta para dialogar, mobilizar, contribuir e constituir articulações capazes de promover práticas socialmente justas e democráticas, avessas às desigualdades e opressões.