DiraCom assume o compromisso AKOBEN - Antirracismo na Organização de Eventos

Publicado:
Última Modificação:

Iniciativa promovida pelo Aqualtune Lab visa promover a participação de pessoas negras em eventos, desvelar a discriminação e fomentar mais diversidade, equidade e inclusão

Neste Julho das Pretas, quando celebramos o Dia Internacional da Mulher Negra Afro Latina Americana e Caribenha, o DiraCom assumiu o compromisso AKOBEN - Antirracismo na Organização de Eventos. Iniciativa lançada pelo Aqualtune Lab em 2022, o compromisso AKOBEN mira a exclusão como expressão do racismo estrutural social brasileiro, e traz um "ABCD" com medidas para abrir a perspectiva, bancar a presença de pessoas negras, cuidar dessa participação e diversificar a pauta.
Ao promover a participação de pessoas negras em eventos, o compromisso AKOBEN quer gerar debate, desvelar a discriminação e, na promoção do reconhecimento, fomentar mais diversidade, equidade e inclusão.

Ao participar da iniciativa, o DiraCom se compromete publicamente a garantir que:
* todos os eventos promovidos pela organização que contem com três ou mais palestrantes terão necessariamente pelo menos uma pessoa negra;
* todos os eventos com quatro ou mais mesas terão pelo menos uma mesa composta majoritariamente por pessoas negras; e
* todos os eventos com sete ou mais mesas terão pelo menos uma mesa composta exclusivamente por pessoas negras.

O DiraCom também firma o seu respeito ao estrito cumprimento das normas vigentes do ordenamento jurídico brasileiro atinentes à promoção da igualdade racial, notadamente o Estatuto da Igualdade Racial – Lei nº 12.288/2010; a Convenção Internacional sobre a Eliminação de todas as formas de Discriminação Racial – Decreto nº 65.810/1969; e a Convenção Interamericana contra o racismo, a discriminação racial e formas correlatas de intolerância – Decreto nº 10.932/2022.

Compreendemos que o racismo no Brasil é estrutural e que deve ser combatido por todes nós. Daí a importância, para toda a sociedade brasileira, da promoção de mais diversidade, inclusão e equidade étnico-racial.

Para contribuir como as organizações na implementação do compromisso, o Aqualtune Lab lançou também uma cartilha sobre antirracismo na organização de eventos, que conta com indicações de publicações recentes sobre o cenário da representatividade de pessoas negras a partir de iniciativas de ações afirmativas, considerando o universo do empreendedorismo, do ensino superior e do conhecimento livre. A cartilha também lista iniciativas inspiradoras para superar as dificuldades que o racismo estrutural impõe à realização de uma sociedade racialmente diversa, inclusiva e igualitária no Brasil, com foco no mercado, no campo jurídico, na publicidade, na tecnologia, na política partidária e na educação. Por fim, e não menos importante, o documento indica mais de 70 pessoas negras com proficiência em temas da interface entre direito e tecnologias digitais da informação e comunicação.