DiraCom completa primeiro ano de lutas em defesa do direito à comunicação e da democracia

Publicado:
Última Modificação:

Confira um breve resumo da nossa trajetória até aqui e o que vem por aí em celebração a este primeiro aniversário!

No dia marcado pelos 35 anos da Constituição brasileira, o DiraCom celebra seu primeiro ano de existência e luta! Foram doze meses de muitas atividades em defesa da democracia e do direito à comunicação. Atuamos em diversos espaços, dialogando sobre a importância da regulação das plataformas, da garantia do acesso livre e seguro à internet, da liberdade de expressão e informação, do combate às redes de desinformação, que fortalecem a extrema direita e se voltam contra setores historicamente oprimidos, da soberania digital, entre outras.

Nossa intervenção tem se dado, sobretudo, a partir do diálogo com organizações parceiras das frentes que integramos: a Coalizão Direitos na Rede, o Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação e a Frente em Defesa da EBC e da Comunicação Pública. Também produzimos artigos, participamos de lives, entrevistas e eventos diversos, para ampliar o debate e acúmulo sobre pautas relacionadas ao direito à Comunicação, Democracia e o combate às opressões.

Ao completar um ano, avançaremos nesse processo com a realização de um curso de formação presencial, em Brasília, para estreitar laços, trocar experiências e dialogar com entidades e pessoas interessadas em seguir ombro a ombro conosco nessas trincheiras. Que venham muitos mais anos de lutas e avanços!

Confira abaixo um breve resumo da nossa trajetória:

Outubro de 2022 - Já no primeiro mês de vida, o DiraCom soma forças à luta contra a desinformação nas eleições, monitorando violações à lei eleitoral e participando de vários debates sobre o tema.

Dezembro de 2022 - DiraCom integra o GT de Comunicação da equipe de transição do governo Lula. Lutamos por políticas democratizantes, como acesso universal e revisão da radiodifusão. Construímos interlocução com sociedade civil.

Fevereiro de 2023 - Apresentamos nossas propostas para as políticas de telecomunicações no novo governo e para a regulação das plataformas digitais em seminário na Universidade de Brasília.

Março de 2023 - DiraCom participa da 24ª Plenária Nacional do FNDC. Dentre as deliberações, a luta pela reconstrução da EBC, a defesa da Rádio Cultura do DF e por políticas públicas de universalização do acesso à internet e regulação das plataformas digitais.

Junho de 2023 - Coalizão Direitos na Rede e DiraCom realizam painel sobre regulação de plataformas, eleições e crescimento da extrema direita no Brasil no FIB13 (Fórum da Internet no Brasil), em Uberlândia/MG.

Julho de 2023 - DiraCom adere à iniciativa AKOBEN – Antirracismo na organização de eventos, comprometendo-se com medidas propostas pelo Aqualtune Lab para promover a diversidade em atividades realizadas pela nossa organização. No mesmo mês, lançamos nosso website!

Agosto de 2023 - DiraCom participa da organização de encontro da sociedade civil com Evgeny Morozov, um dos principais intelectuais críticos no campo Internet e Sociedade, em São Paulo.

Outubro de 2023 - Lançamento do nosso curso “Plataformas e Democracia: Quando o capital dá o tom e os algoritmos, o compasso”, que acontecerá de 17 a 19 de novembro, em Brasília (DF). Nos próximos dias divulgaremos a programação completa. Anote na agenda, porque vai ser bom demais!