DiraCom na luta por políticas de comunicação democráticas
Helena Martins, integrante do DiraCom, é nomeada para o GT de Comunicação da equipe de transição de Lula
Com a expectativa de que o novo governo escute e construa ações para a democratização da comunicação, anunciamos que a integrante do DiraCom, Helena Martins, integrará o grupo de trabalho que discutirá o tema das comunicações na transição do governo federal. Helena é professora da UFC e há mais de 15 anos participa das lutas pelo direito à comunicação.
Acabamos de sair de uma eleição que mostrou a necessidade de olharmos com centralidade para o setor. A desinformação hoje é uma ameaça constante à democracia e precisa ser enfrentada com políticas públicas robustas.
A transição não substitui os debates que efetivamente serão feitos ao longo do próximo governo, mas esperamos contribuir com a discussão estratégica sobre as comunicações, bem como com a afirmação da comunicação como um direito.
Nesse sentido, é preciso que o Brasil discuta e formule ações para a universalização do acesso à internet, que paute a regulação das plataformas digitais e afirme a importância do sistema público de comunicação, parte muito importante da necessária regulação da mídia.