Brasil de Fato - Novo sistema de participação social será teste de autonomia para a EBC

25/10/2024

Neste artigo, Pedro Rafael Vilela, integrante do DiraCom, escreveu sobre o sistema de participação social da Empresa Brasileira de Comunicações (EBC).

"Os serviços de comunicação de países com forte tradição democrática contam, em seus amplos 'ecossistemas' midiáticos, com a existência de empresas públicas de mídia que representam um importante equilíbrio na oferta de conteúdos informativos, culturais e educativos frente à presença, muitas vezes hegemônica, das empresas de mídia comerciais. Podemos citar Reino Unido, Canadá, Japão, Alemanha, Portugal, França, Itália e Estados Unidos, para materializar alguns casos mais exemplares.

Na prática, esse modelo de mídia pública (public broadcasting) é visto como um pilar fundamental para a pluralidade e a diversidade na chamada esfera pública (ambiente social no qual o debate público de ideias se estrutura), mas desde que observadas ao menos duas características essenciais, em parâmetros definidos em documentos chancelados pela própria Organização das Nações Unidas (ONU)."