Diracom realizará curso sobre comunicação, tecnologia e soberania em dezembro
Salve a data
O Diracom - Direito à Comunicação e Democracia - realizará em dezembro o curso “Comunicação, tecnologia e soberania: direitos em um mundo em crise”. A atividade visa reunir profissionais, pesquisadores e integrantes de entidades da sociedade civil e movimentos sociais para debater os desafios para uma comunicação e Internet mais democráticas e soberanas. É o segundo curso anual da organização. O curso ocorrerá de maneira presencial nos dias 5 e 6 de dezembro em São Paulo. Entre os temas estarão a geopolítica dos serviços digitais, a comunicação na disputa de hegemonia, audiovisual analógico e digital, regulações democráticas de plataformas digitais e da Inteligência Artificial e caminhos para desenvolver tecnologias mais soberanas e sustentáveis.
Serão convidados jornalistas e comunicadores, representantes do Comitê Gestor da Internet, dirigentes de movimentos sociais (como o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra) e representantes de redes e campanhas da sociedade civil (como Coalizão Direitos na Rede, Rede pela Soberania Digital e Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação). Palestrantes confirmados serão divulgados em breve.
O Diracom desenvolve ações e projetos para promover a compreensão da comunicação como um direito humano e a importância de construir meios e tecnologias mais plurais e diversos e voltados à realização de direitos e de justiça social. Recentemente, o coletivo participou de lutas importantes como a pela aprovação do Eca Digital e pelo fortalecimento da participação social na comunicação pública. As inscrições serão abertas em breve, com o valor simbólico de R$ 50,00. As vagas são limitadas a 80 participantes. Estudantes possuem desconto de 50%. Pessoas e representantes de entidades da sociedade civil podem pleitear bolsas integrais. As solicitações serão analisadas pela organização do curso.