14 de março de 2023: 5 anos sem Marielle

View post on instagram
 
Publicado:
Última Modificação:

Neste 14 de março, completamos cinco anos sem Marielle Franco e Anderson Gomes. Cinco anos sem respostas para um crime que silenciou uma mulher da favela, vereadora, socialista, negra, bissexual. Um crime que diz muito sobre os tantos outros cometidos contra essas populações no Brasil, os quais muitas vezes são silenciados ou naturalizados pela mídia, que contribui, assim, para a perpetuação do racismo e das demais opressões.

Marielle era da turma dos direitos humanos, essa tantas vezes atacadas nos programas policialescos. Marielle era uma parlamentar negra que, além de todas as dificuldades que dificultam sua participação política, como muitas outras foi alvos prioritário de campanhas de desinformação nas redes sociais - o que ocorreu com ela mesmo após aquele fatídico 14 de março de 2018.

Para entender os significados de sua morte, é preciso também considerar a constante operação ideológica operada pelos meios de comunicação e aqueles que se julgam donos do poder.

O assassinato de Marielle é também triste símbolo de um tempo em que a violência e o medo passaram a dominar a nossa política. Aprendemos com a história do Brasil que a luta por memória, verdade e justiça é fundamental para que o arbítrio não se repita. É por isso que a identificação dos mandantes desse crime precisam ser identificados e responsabilizados.

Seguindo Marielle, nós que lutamos pelo direito à comunicação afirmamos: as vozes que lutam por um mundo justo não podem ser interrompidas.